domingo, 28 de novembro de 2010

Idades do homem

Por Antonio Fernandes

O seres humanos são, digamos, meio idiotas. Na verdade, não diria meio idiotas, vamos recomeçar esse texto.
Seres Humanos são idiotas. Porque? Bom, porque tem a maldita mania de constantemente jogarem tudo pro alto e desistirem de sí mesmos. Constantemente eles jogam no lixo seus "Eus", e se tornam pessoas completamente diferentes. Se isso bastasse, seria suficiente, mas não, esses novos "Eus" quase sempre são piores que os anteriores, e quando digo piores, são piores mesmo.
Todos nascemos crianças. Como são as crianças? Bem, elas são inocentes, elas tem sonhos e acreditam no futuro. As crianças olham pra todas as coisas e acreditam que aquilo é possível. Nunca duvide de um garoto de 7 anos se ele lhe disser que irá pegar a lua e coloca-la no teto para poder vislumbra-la todas as noites. É bem capaz que ele tente mesmo.
E consiga.
Crianças não veem a tragédia a sua frente, as crianças não veem o mundo como um caso perdido, mas como um oceano a ser descoberto, onde cada pequeno problema pode ser resolvido depois de um belo pote de sucrilhos matinal, e alguns biscoitos, claro.
A sabedoria infantil é uma dádiva. Sábios são aqueles que crescem como crianças.

Mas constantemente, ao chegar aos 10 anos, as pessoas matam seus "Eu's crianças". Elas o trocam por uma figura revoltada. Ao descobrirem realmente todos os podres do mundo, elas começam a encara-lo como um problema, como um defeito. Seus pais não são mais perfeitos, a escola te canaliza a acreditar que tudo é uma catástrofe, e cada vez mais, te desinsentiva a ser aquela criança criativa que um dia você foi. Que tinha uma resposta para todos os problemas, e caso não tivesse, sabia onde encontra-las. Em seus sonhos.
Quando a escola começa a limitar sua criatividade, e você passa a não encontrar soluções para os problemas, quando a guerra fria parece o fim do mundo, quando o aquecimento global se mostra impossível de ser revertido, quando a fome na África se mostra grande demais pra ser erradicada, quando as redes de fast-food começam a ficar absurdas demais, você começa a criar um "Eu interior" de desespero, e naquele momento, você faz oque qualquer animal acuado faria.

Você se revolta.


A adolescência é a fase das lutas. É quando o humano não consegue acreditar nos próprios humanos. Quando começamos a desacreditar nas gerações passadas, e começamos a lutar. Lutar pelo que? Lutas tão distantes, tão grandes, são tantos que passam fome, tantos que morrem, tantos que são escravizados pelo capitalismo, que tudo passa a ser absurdo demais, grande demais...
A grande questão da adolescência, é que não há nenhum problema que seja grande demais para os braços e os corações resolverem. Com armas ou flores, tudo é possível.
Tome cuidado com adolescentes. Se quer saber, foram eles quem decapitaram os reis da europa, foram eles que derrubaram pedra por pedra a Bastilha, foram eles que se juntaram para lutar por liberdade nos estados do norte dos EUA, foram eles que sempre quebraram tudo quando tudo parecia errado, foram eles que fugiram de casa, vestiram roupas coloridas, óculos enormes e foram fumar maconha para protestar contra uma guerra sem sentido.
A adolescência é uma loucura.

Mas há uma fase da vida completamente idiota. É quando saímos da dita adolescência. Quando matamos esse nosso "Eu" de revolta. o Nosso "Eu" que quer salvar o mundo. O nosso "Eu" que quer fazer a diferença.

Você se torna um "adulto" quando finalmente deixa de acreditar em tudo. Você tem traumas demais, problemas demais, trabalho demais, chefes demais, para poder se preocupar com aqueles que REALMENTE precisam de ajuda.
O "Ser Adulto" é aquele indivíduo idiota, que esqueceu das grandes causas. Que minou todas as suas vontades de bem maior, todos os seus SONHOS, para se focalizar nos 3 metros a sua frente, e, em alguns casos, nos 3 centímetros que vão até a ponta do seu próprio nariz.
Não é difícil entender por que eles fazem isso. A fome na áfrica não acabará nunca!, O aquecimento global é irreversível!, Os Mac Donald's nunca deixarão de existir! É o capitalismo que impera, O que eu posso fazer?


Quando você desiste dos seus sonhos. Quando você desiste de ajudar outros com seus próprios sonhos. Quando você desiste do mundo. Parabéns, você agora é um adulto.
Não estou te criticando por ficar velho, veja bem. Conheço uns quinze a vinte velhos que são adolescentes, que preservam a idade do desespero, onde começaram a ver que o mundo não tinha salvação, e começaram a buscar uma salvação. E coisa mais rara ainda, conheço uns dois ou três velhos, que ainda preservam suas crianças, e acham que tudo é uma questão respeito força de vontade.
Pessoas de quarenta, cinquenta, ou até setenta anos, que estariam dispostas a ajudar dois inimigos a se darem as mãos, levar uma rosa à alguém que precisa dela num hospital, levar um livro para aquele garoto da periferia, estão dispostas a dar um ursinho de pelúcia à aquela menina que perdeu os pais num acidente de carro.

Eles acreditam na esperança.


Não queira ser um adulto. Faça um favor a você e ao planeta.

Acredite!


Afinal, a idade nunca foi realmente algo que fizesse você diferente, a não ser até o ponto que colocaram isso em sua cabeça.

Seja jovem.
Seja feliz.
Sorria.


Mas lembre-se que a grande alegria da juventude, não é só sorrir, mas compartilhar sorrisos.


Nada está perdido a menos que você acredite que está.


Pense nisso.

Have a nice day.






"Se todos dermos as mãos, quem sacará as armas?"

0 comentários:

Postar um comentário