quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Game Over

Uma coisa que atormenta muita gente é a morte. A idéia de um dia deixar essa vida para entrar numa melhor (ou pior) faz muita gente se borrar de medo.
Muitas vezes fui questionado por ser ateu, as pessoas constantemente me perguntam "Mas para onde você acha que vai quando morrer?" ou "Como você consegue viver acreditando que não há nada depois da morte?".
Bom, é de se supor que a grande maioria das pessoas não conheça o pensamento ateísta, por três motivos. 1) existem uma quantidade bem pequena de ateus. 2) Os poucos que existem sofrem fortes preconceitos dos religiosos. 3) Existem centenas de tipos diferentes de ateus, logo, conhecer um não é conhecer todos.
Pois bem, não vou dizer como todos pensam, mas posso dizer como a maioria pensa.
É de se observar que ambas as perguntas já vem carregadas de medo e insegurança. Elas passam uma idéia de "tenho medo da morte, você não?"
Sobre medo da morte, sim, todos nós, em algum momento de nossas vidas, seja na infância, seja na velhice, todos uma hora teremos medo da morte.
Mas, se você parar para pensar (sei que sua religião é contra esse verbo), não há por que ter medo da morte.
As coisas possuem começo, meio, e final. É assim que segue a dinâmica do universo. Você planta, o vegetal cresce, e depois morre. É simples, tudo há de ter começo meio e fim. Duvida? Elimine sua idéia de "vida após a morte", e verá que, objetos, animais, viagens, problemas, vitórias, sexo, temporadas de notas baixas na escola.... tudo, repito, tudo, possui um começo, um meio, e um final.
"Mas se nós vivemos, morremos, e tudo acabou, qual o sentido da vida?"
A filosofia trabalha com essa pergunta por séculos, por isso vou te mostrar algumas maneiras simples de encarar essa questão.
A primeira delas é que você é nada mais que um emprestimo. Você é um empréstimo da natureza. Você é o que você come, você é particulas, atomos, sistemas... Você é comida.
Quando você nasceu, o sistema de sua mãe, juntou centenas de moleculas e formou você. Encare isso como um quebra cabeças. Sua mãe juntou centenas de partes de um quebra cabeças brotou você. Um pequeno quebra-cabeças incompleto
Então você passou a vida inteira se completando, há horas em que você rouba peças dos outros, há horas em que você perde peças para os outros, há horas em que você simplesmente joga algumas peças foras por não se encaixarem mais... é a vida.
Até que chega um momento, em que você morre, e descobre que todas essas peças não eram suas, elas pertencem a todos. Agora você vai ter que devolver suas peças para que outras pessoas continuem brincando com elas.
O método de "sentido da vida" mais aceito pela filosofia, é o "A vida tem o sentido que você der a ela." Ou seja, se você resolver que o sentido de sua vida é Deus, você viverá, respirará, e fará tudo em função de Deus. Se você decidir que o sentido de sua vida é fazer sexo, você parassará cada segundo, dia, ano, cada minuto do seu tempo, pensando agindo e investindo unicamente em sexo.
Ou seja, quem dá sentido a sua vida, é você mesmo
O método mais simples, e mais difícil de engolir, "A vida não tem sentido, por que haveria de ter? Só para satisfazer um vazio emocional seu? Você é nada mais que um saco de ossos reprodutor, sua função como animal é preservar a espécie, então trate de ser um bom ser humano, e fazer muitos filhos, e quando não puder ter mais filhos, trate de morrer logo, para ocupar menos espaço."
Viu como é simples? Apenas faça sexo!
Ok, temos agora um sentido para a vida, ou talvez tenhamos descoberto que a vida não tem sentido, isso é um pequeno passo para digerir a informação de que, um dia, nós vamos virar nada mais nada menos que comida de minhoca.
Vamos a um fator pscicológico então. Você tem certeza de duas coisas. 1) Você vai morrer. 2) A unica vida que você tem certeza que você tem é esta. Logo, cada segundo que você passa pensando em quando você estiver morto, é menos um segundo que você aproveita o seu tempo no mundo dos vivos.
Logo, ficar pensando na morte não te dá resultados. Por mais que você se alimente bem, siga tudo que os cientistas mais inteligentes disserem, tome todos os seus remedinhos, e garanta para que, quando você não puder mais usar seu rim, haja um rim mecânico para você, quando não puder mais usar a bexiga, haja uma bexiga mecânica para você, quando não conseguir mais usar seu coração ou seu pulmão, hajam máquinas que façam o trabalho deles para você, quando não conseguir mais pensar, haja algo que pense para você, e talvez eles até criem máquinas que façam sexo para você, e quando você der por sí... parabéns!, você tem 154 anos, e tem tubos entrando por todos os orifícios do seu corpo.
Mesmo que você siga todos os passos que a ciência tem para prolongar a sua vida, e no fim dela, haja tubos enfiados até no seu ânus, uma hora meu amigo, por mais triste que seja, você vai ter que bater as botas.
Bom, estabelecido um inicio e um final, e estabelecido que esse inicio e esse final são inevitáveis e pouco prorrogáveis, o melhor que você pode fazer é: Aproveitar os meios.
Aproveite sua vida! Faça amigos, escale uma montanha, ande de moto, pule de asa-delta, pule de para-quedas, pule de bungee-jumping, se comprometa a fazer uma loucura a cada dia, beije, faça sexo, visite o site pudim.com, sorria, toque um instrumento musical bizarrodance, dance na chuva, griteseja você mesmo, seja sensato, seja feliz! (e entre em todos esses link's.)
Se você sabe que vai morrer, faça de tudo para que, antes dessa morte, você tenha feito tudo que quis fazer na vida, comprido todos os seus objetivos, feito todas as suas loucuras, alcançado todas as suas metas.(e se você conseguir, me diga como).
Não se esqueça também, que, como Bob Marley disse, "Se você segue todas as regras, acaba perdendo a diversão."
Então esqueça as regras, vive segundo a suas regras, e quando puder, quebre suas próprias regras, mas saiba distinguir o certo e o errado com bom senso (:
Para finalizar com chave de ouro este Post, segue um pequeno poema, que aparece no filme "Sociedade dos Poetas Mortos", um filme que, apesar do título pouco convidativo, é um dos melhores que já vi na vida. Recomendo.

Fui para os bosques
viver de livre vontade.

Para sugar
todo o tutano da vida...

Para aniquilar
tudo o que não era vida...

E para, quando morrer,
não descobrir que não vivi.

-

Carpe Diem

"E para quando morrer, não descobrir que não viví" - Pense nisso

1 comentários:

Anônimo disse...

Acredito na vida após a morte.Acredito que se estamos aqui, temos uma missão. Temos um porquê. Temos um para que. Nada é em vão, meras semelhanças NÃO são coincidencias, são destinos. A vida é materialista, porque tratamos ela como mero material. Nosso corpo é material. Nosso corpo é o quebra cabeça. Mas quem está montando esse quebra cabeça? Não é Jesus, nao é Deus, O Todo Poderoso. Somos nós mesmo. É a nossa alma. É o nosso eu interior, que controla esse corpo, essa carne, e que apodrece. Quando apodrece, é jogado debaixo da tera. E a nossa alma ? Morre tambem? A resposta é NÃO. Ela prossegue a sua missão, quer neste plano, quer em outro plano. Realmente, enquanto carne, estamos fadados a ser comida de minhoca. Mas e aí ? Acabou? É só isso que viemos fazer aqui? Sexo drogas e rock'n roll ? Não,há algo mais. A vida é mais do que isso. A vida é mais do que saltar de para quedas, asa delta, etc. Em vez disso, pule com uma criança carente. Adote um exilado da guerra. Ajude o próximo. Ajude a si mesmo. Construa sua alma. Ela, ninguem tira de voce !

Lorenzzo

Postar um comentário