segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como Ficar Rico

Desde que existem seres humanos, a vida deles se baseia apenas numa premissa simples: como ficar melhor que os outros.
Financeiramente, socialmente, politicamente, militarmente, sexualmente, e o caralho a quatro. Em geral boa parte da vida, as pessoas passam tentando ser melhores que as outras, ao invés de aproveitando o ser em sí.
Bom, com esse post, pretendo fazer como nos livros de auto-ajuda. Eu vou falar um monte de coisas óbvias, que caso você se desse para perder 5 minutos pensando, chegaria nas mesmas conclusões, mas como as vezes precisamos de algo que nos diga essas coisas óbvias, para acordarmos, aqui vão as dicas: Como Ficar Rico.

Reduzindo gastos

Se você, por seja lá qual for o motivo, queira aumentar sua quantidade de dinheiro, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de gastar com coisas inúteis.

Aprender a controlar gastos é a base de toda estabilidade financeira. Tenha em mente que duas cervejas no fim de semana vão te custar 10 reais. O maço de cigarros custa 5, a gasolina do carro vai te custar 30 por semana, aquela micareta do mês que vem, 100 reais, caso queira ir de backstage, 350 reais, entrar em determinados bares, já te obriga a consumos mínimos de 30 reais, bancar uma namorada, viajar nas férias, pagar a cota do clube, etcs, etcs etcs.

Tenha em mente que lazer custa dinheiro. Quanto lazer você realmente precisa? Sim, você é brasileiro e seu sonho era não ter que trabalhar e ganhar dinheiro pra caralho. Como coçar o saco ainda não é remunerado, isso não vai acontecer, então enfie na sua cabeça essa idéia simples. Você frequenta o clube? Realmente precisa do seu carro? Aquela viagem pra europa com sua noiva é realmente nescessária? ou para vocês dois ir para uma cidade próxima do interior já vai resultar na mesma felicidade de ambos, já que vão estar juntos?
Além de repensar quais são suas nescessidades, pense em cortar gastos com coisas do lazer cotidiano, principalmente aquelas que fazem mau a sua saúde.

Ao invés de duas cervejas, beba uma. Com 5 reais a menos de gasto por semana, isso dá 20 reais por mês, ou 240 reais por ano, o que equivale a 8 ações da petrobrás.

Outra coisa, cartões de crédito. Eles são a maior merda já inventada pelo banco para te fuder. Não compre nada ou quase nada a prestações. É o pior buraco que você pode se enfiar. Quer trocar de carro? Comece a juntar dinheiro numa poupança assim que comprar um, desse modo, quando precisar trocar, você já vai ter depositado 5 ou 6 mil reais para esse fim, assim você troca de carro a vista, tira 10 ou 15 % de desconto na concessionária, dói menos no bolso e você ainda sai com o orgulho de poder dizer "À vista no cartão de débito senhor."
Cartões de crédito vão te afundar. A não ser que seja algo que você precise de verdade para agora. É mais prático juntar dinheiro, e comprar aquela TV de plasma 52 polegadas daqui a 8 meses, que financiar ela em 8, e pagar 30% a mais do valor real.
Uma coisa que fico pensando constantemente, é que as pessoas deveriam comprar aquilo que elas tem dinheiro para comprar, e não ficar sonhando com coisas que elas não tem dinheiro pra ter e dividir isso em 72 vezes sem juros no cartão.
Você tem o que você pode, se não pode, trabalhe mais para poder. Simples.

Cortar despesas, organizar sua vida financeira, é o primeiro passo para a riqueza. Mas não é único, outras coisas mais devem ser feitas após isso.

Poupar

Você reduziu seus gastos. Sua conta era o seu salário exato no fim do mês, agora começam a surgir 10%, 15% do seu salário em folga. Dependendo de sua renda, se for uma renda de classe média no Brasil (de 7 a 20 mil reais mensais) Esse valor pode ser algo entre 300-400, até 2 ou 3 mil reais mensais.

Sobrou dinheiro no fim do mês? Não é hora de torrar pequeno gafanhoto.

Existem 3 métodos para se poupar dinheiro. Comprando moedas de ouro, existem empresas que vendem elas cunhadas em grande escala. Caso você tenha a Sintrome do Colecionador, vá comprando moedas e deixando elas no banco. O ouro é um material que dificilmente desvaloriza, muito pelo contrário, ele tende a encarecer com o tempo, apesar de não ser uma valorização exata, e essa valorização ser lenta.

Outro método é o mais conhecido. Poupança nos bancos. Seu dinheiro vai render a 0,5 até 1% ao mês, 350 reais depositados por 4 anos seguidos, vão te dar 400 reais poupados, em média, ao fim de 4 anos.

Ou, caso tenha uma quantia boa (algo entre 400 a "n" reais de sobra mensais) Aplicar esse dinheiro na corretagem imobíliaria é a melhor opção.
Você, junto com outros 3 ou 4 investidores, que você pode ou não conhecer, em geral as corretoras se encarregam de formar esses grupos, vão depositar um valor X, todos os meses para comprar um imóvel determinado. Quando sua folha for contemplada, o valor que você tiver pago, em geral é vendido a cerca de 100 a 140% do valor original. Ou seja, se você investiu 6 mil reais, num periodo de 4 anos, com sua folha contemplada, você vende sua parte do imóvel por 14 ou 15 mil reais.

Você não pode mexer nesse dinheiro, como eu disse, é uma poupança. Exige paciência e garantia de que todos os meses você depositará o dinheiro, mas é um método seguro, e enquanto numa poupança, empregando 300 reais por mês, você lucraria 400 reais ao fim de 4 anos, nas corretoras imobiliárias, você lucra 7 ou 8 mil reais, depositando o mesmo valor.

Aplicar

Apesar de a corretagem seja uma forma de aplicação, ela é uma aplicação bem ligada a poupança. Quando tiver dinheiro suficiente guardado, aplica-lo em fins que vão te gerar mais dinheiro é o próximo passo para a riqueza.
Existe um mercado exclusivo para isso. A bolsa de valores. Nele você vai comprar ações (pequenas partes de uma empresa), e dependendo da % que você tiver da empresa, você ganhará essa mesma % de todo o lucro que a empresa tiver. Além disso existe ainda a especulação de ações, que é o ato de comprar ações quando elas estão desvalorizadas, e revende-las quando estão em alta. Ter ações de empresas grandes como petrobrás ou GM, apenas para tirar o lucro X mensal, não é de grande risco assim. Elas costumam render 3 ou 4% do valor investido. de 4 a 8 vezes mais que a poupança comum. O real risco das bolsas de valores está na especulação. Mas é das especulações que se fica rico. Ou pobre.

Outro modo de aplicar seu dinheiro é procurar alguma empresa pequena, mas com potencial, negociar com seu dono, e aplicar uma quantidade grande do seu patrimônio naquela empresa. Assim, com uma verba maior, o empreendimento cresce, aumenta-se o estoque, o numero de lojas funcionários, etcs etcs, o lucro cresce, e vocês passam a dividir lucros.

Ou, dependendo da sua verba, apesar de no Brasil ser difícil, montar uma própria empresa é sempre uma opção. Só ter visão de mercado, um pouco de desenvoltura, e talvez um diploma de administração ou economia. Mas lembre-se que falir é sempre um perigo.

Sociedades

Já percebeu que das pessoas mais ricas do mundo, boa parte delas são judeus ou maçons? Não é por pactos com o demônio ou questões religiosas (risos) que eles chegaram onde chegaram. O que a maçonaria e o judaísmo fazem, nada mais é que operar em sociedades.
Sempre que alguém dos seus estiver mau, você ajuda, assim, quando você estiver mau, eles te ajudarão. Como ninguém fica bem sempre, isso é como um seguro de vida.
Além disso, não só nos momentos ruins, nos bons momentos essas sociedades podem se ajudar. Caso você e outro membro de sua sociedade precisem de uma nova verba para investir em uma nova loja para sua empresa, o membro, com esse dinheiro folgado na sua conta bancária, te empresta, e depois você o devolve sem juros.

Sociedades são difíceis de se montar. É preciso conhecer os outros membros, mas caso consiga juntar com amigos de infância, dos quais você conhece, e dar a eles uma educação financeira mínima, vocês podem crescer, não só financeiramente, juntos.
Bom método ainda é fazer uma ligação familiar. Suas esposas serem companheiras, seus filhos serem melhores amigos, churrasco nos domingos, passeios no parque juntos, etcs. Assim, esse companheirismo garante sempre o apoio nos negócios.

A união faz a força.


Senso de trabalho

Já disse Bill Gates em sua palestra para jovens, em uma escola americana: "Vender jornal ou ter um trabalho de férias não está abaixo da sua classe social. Seus avós tem outro nome para isso. Eles chamam de oportunidade."

Se você é de menor, ou está na faculdade. Aproveite suas oportunidades. Qualquer quantia em dinheiro pode te ajudar depois. Por exemplo, se todos os anos, nas férias de julho, desde seus 14 anos, você trabalhar, e ganhar 1 salário mínimo, quando tiver 21 anos, vai ter em torno de 4 mil reais guardados apenas dessas férias, se trabalhar nas duas férias, 8 mil reais, caso venha de uma família de classe média, ou média alta, e seu pai for "te dar um carro" ao passar na faculdade, calcule se realmente é nescessário aquele luxo de rodas, ou se você pode andar de ônibus mais alguns anos, pessa os 20 ou 30 mil reais do carro. Dependendo seus pais podem ter feito uma poupança para você no banco, nesse caso você teria ai mais uns 20 ou 30 mil guardados.

Veja, nesse caso, com 21 anos, seu patrimônio total já seria de quase 60 mil reais. É dinheiro suficiente para começar a investir, poupar e reinvestir. Em 4 anos, até seus 25, enquanto faz seja lá qual for a faculdade, manipulando esses 60 mil, talvez, caso você o faça crescer 100% ao ano, em 4 anos já vai ter quase 300 mil reais em patrimônio.

Impossível? Basta apenas dedicação e paciência.

Senso de Estudos

Apesar de que você possa nunca passar fome, seguindo essa linha de administração financeira, ter diplomas nunca é ruim. Caso queira seguir totalmente a carreira financeira, Administração, economia, e afins são bons cursos a se seguir, se não, seja qual for a área que quiser, nada te impede de seguir algumas dicas desse texto, aplicando com o patrimônio do seu salário mensal.

Além do mais, conhecimento nunca é de mais. Uma faculdade de economia ou administração podem fazer uma grande diferença na hora de enriquecer, ou perder tudo.

O mercado é uma selva. você estaria disposto a se arriscar?





0 comentários:

Postar um comentário